1 de março de 2017

Quarta de Cinzas

Começamos hoje a Quaresma, tempo forte dentro da Igreja. Período que praticamos o JEJUM, a ORAÇÃO e a ESMOLA.

A Igreja nos recomenda um dia de Jejum e Abstinência de carne! Momentos de purificação de nossa vida, do nosso coração e entrarmos mais em intimidade com Deus mediante a ORAÇÃO.

Meditemos o Evangelho de Mateus 6,1-6.16-18 junto com as práticas da Quaresma:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

1. A ESMOLA


“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.


2. A ORAÇÃO:

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 

3. JEJUM

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

E, por fim, somos convidados a prática da CONVERSÃO para celebrarmos melhor a Páscoa do Senhor!


CONVERSÃO DA MENTE, CORAÇÃO E ATITUDES

Boa Quaresma e que Deus abençoe nosso exercício com amor e fidelidade a Ele.
Pe Daniel Bento Bejo

Um comentário: