28 de fevereiro de 2017

Campanha da Fraternidade 2017

Hoje quero meditar com vocês um pouquinho sobre a Campanha da Fraternidade que começa amanhã! Bom lermos e entendermos um pouquinho do que a Igreja no Brasil trabalhar nesta Quaresma

Meus amados irmãos, estamos chegando no tempo quaresmal e como sabemos a Igreja no Brasil neste tempo trabalha sempre um tema do nosso país e este ano somos convidados a refletir sobre os Biomas. 
Tema da Campanha da Fraternidade 2017 é Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida, com o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15) 
Primeiro pensemos o que é BIOMA. Bioma é um grande conjunto de ecossistemas e cada um apresenta uma combinação de clima, relevo, flora, fauna etc. 
No Brasil nós temos 6 tipos de BIOMAS: CERRADO, MATA ATLÂNTICA, PANTANAL, FLORESTA AMAZÔNICA, PAMPAS e CAATINGA. 
O Cerrado apresenta um clima quente e períodos alternados de chuva e seca, há poucos nutrientes no solo e a fauna é o tamanduá-bandeira, tatu-bola, onça pintada. 
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo por ocasião da flora e fauna. Na flora pau-brasil, ipê e na fauna o mico leão, cutia, quati, bicho preguiça, macuco. 
No Pantanal, nós temos uma grande biodiversidade principalmente em grande quantidade de espécies de plantas, aves, peixes e borboletas. 
Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, ela compreende 42% do território nacional, maior biodiversidade do planeta e em sua fauna há Jabuti, paz, anta, jacaré, macacos. 
O Pampas é o bioma em que vemos um clima subtropical com temperaturas amenas, plantas rasteiras , solo fértil e na sua fauna há um grande número em espécie de aves, como pica paus, caturritas e anus pretos. 
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, vegetação semiáridas, formadas por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e pouco quantidade de chuva. A sua fauna é predominante os roedores, insetos, aracnídeos, arara azul 
Bem, apresentamos aqui um pouco sobre cada bioma presente no nosso país para refletirmos e pensarmos como estamos cuidando da nossa casa, pois hoje o homem não dá muitas importância ao ambiente que vive, mas somente em sua vida social, no lucro, no ter e esquece do seu SER, da sua saúde e principalmente que somos responsáveis pela criação feita por Deus. 
Uma boa quaresma e fique com Deus. 

Pe. Daniel Bento Bejo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário