27 de julho de 2012

Parábola do Semeador


Hoje vamos meditar a Palavra de Deus com o evangelho de Mateus 13,18-23 nos perguntando primeiramente que tipo de solo eu sou? Tenho sido mais terreno ou mais semeador?
 
 Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador: 19quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho. 20O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida, 21mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda. 22O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa. 23A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um.

Entedamos a parábola pelo Comentário ao Evangelho do dia feito por São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho. Ep 3, 579; CE 54
 
Dar fruto, desembaraçado dos cuidados deste mundo
Avança com simplicidade nas vias do Senhor e não te preocupes. Odeia os teus defeitos, sim, mas tranquilamente, sem agitação nem inquietação. Há que ter paciência e tirar proveito deles com santa humildade. Se não houver paciência, em lugar de desaparecerem, as tuas imperfeições apenas crescerão. Pois não há nada que aumente tanto os nossos defeitos como a inquietação e a obsessão de nos libertarmos deles.
Cultiva a tua vinha de comum acordo com Jesus. Cabe-te a ti a tarefa de retirar as pedras e arrancar os espinhos. A Jesus cabe a de semear, plantar, cultivar e regar. Mas mesmo no teu trabalho, é Ele que actua. Porque sem Cristo não conseguirias fazer nada.
(www.evangelhoquotidiano.org.br)

Abraços e fique com Deus
Daniel Bento Bejo

Boa Meditação e oração - importante - levem a Boa Nova àquelas pessoas que mais precisam de você - COMPARTILHEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário