15 de janeiro de 2012

2º Domingo do Tempo Comum

Vamos partilhar um pouco a liturgia deste final de semana!

Após celebramos a Batismo de Jesus na segunda-feira passada encerramos o Tempo do Natal e iniciamos na terça a primeira semana do Tempo Comum. Este que tem 2 partes: a primeira que termina na terça-feira de Carnaval e a outra que começa após o domingo de Pentecostes e vai até o Domingo de Cristo Rei.
Após o Batismo de Jesus, dá-se início a sua vida pública, vida em que o Mestre estará ensinando por meio das parábolas as Palavras do Pai.
Pense no seu Batismo... apóso nosso Batismo também somos chamados a uma missão, a missão de evangelizar, de levar a Boa Nova. No Batismo quando crianças quem dará testemunho para nós de uma vida criustã são nossos pais e padrinhos. E somente na Crisma somos nós que decidimos  que queremos a nossa fé... e é ali que a professamos.
Hoje as leituras nos falam do chamado que Deus faz a cada um...
Na primeira leitura chama Samuel, mas ele não estava conseguindo ouvir quem era que o chamava.
Depois de quatro vezes e pela ajuda do sacerdote Eli, consegui dar sua respostas a voz que o chamava no silêncio da noite. Deus consegue falar conosco, nos chama incessantemente no silêncio do nosso coração, da nossa vida e não nas agitações do dia a dia.
E Samuel responde a Deus: "Fala, Senhor, que teu servo escuta" - esta é a atitude de todo o discípulo que está disponível a segui-lo, atendendo os apelos de Deus.
E depois no Evangelho, vemos o testemunho de João para com os seus dois discípulos - "Eis o Cordeiro de Deus" e faz com eles sigam o Mestre. É a partir daí que há um diálogo entre eles - O que procurais? Mestre onde morás? Jesus: Vinde ver!
Existe um refrão de uma música bem antiga: "Mestre onde morás, Mestre onde estás? No meio do povo vem e verás!" Ele está no nosso meio, ensinando, nos curando, nos libertando.
Depois André chama seu irmão Simão para seguir. Nós só seguimos quem nós damos testmunho, quando algém nos fala bem da pessoa!
Por isso, a pessoa que quer seguir a Jesus tem que ter 4 atitudes:

1. Estar DISPONÍVEL - NUMA TOTAL ENTREGAE AMOR PARA COM O SERVIÇO
2. ACEITAR JESUS
3. TESTEMUNHAR JESUS
4. ANUNCIAR JESUS

QUAL CHAMADO QUE DEUS FAZ PARA VOCÊ HOJE? VOCAÇÃO NÃO É SOMENTE PADRE, SEMINARISTA, MADRE... MAS É FAMÍLIA, É COMUNIDADE, É CONSAGRAÇÃO A DEUS... CADA UM EM SUA VOCAÇÃO ESPECÍFICA PARTA QUE POSSAMOS CONTRUIR O REINO DE DEUS, MAS TEMOS QUE PARA COM O SILÊNCIO... POIUS É ALÍ QUE CONSEGUIMOS OUVIR O QUE DEUS TEM PARA NOS DIZER! NÃO FUJAMOS DO CHAMADO QUE ELE FAZPARA CADA UM DE NÓS!

Tenham um bom domingo e uma boa semana
Boa oração e meditação da palavra
Fiquem com Deus
Daniel Bento Bejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário