28 de dezembro de 2011

Santos Inocentes

Vamos partilhar a palavra de Deus deste dia de Mateus 2,13-18 que nos convida a olharmos para a figura do menino Jesus, em que Herodes manda matar as crianças abaixo dos dois anos, tendo a certeza que mataria o menino Jesus, mas o anjo aparece a José e pede para eles fujam para o Egito.

Por isso, que hoje celebramos a festa dos Santos Inocentes, lembrando destas crianças que após o nascimento de jesus foram mortas por ordem do rei Herodes.

"Todos os calendários litúrgicos orientais incluem esta festa. No ano litúrgico, que se desenvolve segundo a narração cronológica dos fatos evangélicos, o relato do ' morticídio dos inocentes' encontrou sua posição  lógica ao lado do mistério do Natal. A Festa e o culto dos Santos Inocentes que 'confessaram a Cristo não com a palavra mas com a morte',lembram-nos que o martírio, antes de ser uma homenagem do homem a seu Deus, é uma graça, um dom gratuito do Senhor. Louvar a Deus pelo sangue das crianças inocentes deixa de parecer um absurdo para quem sabe contemplar na fé o Cordeiro, Jesus Cristo, vencedor de todo mal"
(Missal Cotidiano p. 1841)

Tenham todos uma boa meditação...
Fique com Deus
Daniel Bento Bejo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário