23 de dezembro de 2011

O Nascimento de João Batista


Vamos partilhar um pouco da Palavra de Deus de hoje, em que vemos no evangelho Lucas 1,57-66, o Nascimento de João Batista, nascimento do precursor do Salvador, do Messias, Jesus de Nazaré. 

Zacarias nesta passagem do evangelista Lucas está ainda sem falar, está sem a voz e no dia da circuncisão do menino, o pai diz que ele se chamaria João e assim, no mesmo instante a boca de Zacarias se abriu e ele começou a louvar a Deus. João aquele que anuncia a misericórdia de Deus.

João Batista é aquele que anuncia, prepara, endireita os caminhos para que o Senhor possa chegar até nós. Ele é a voz que clama no deserto, com o seu nascimento, esperamos ansiosamente o nascimento de Jesus, Filho de Deus. Ele é aquele que vem para salvar todo o gênero humano, do pecado, para sermos íntimos do Pai.
Como São Máximo de Turim em um dos seus comentários para este evangelho diz "Ora, o Evangelho diz de João: 'Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz a fim de todos crerem por seu intermédio' (Jo 1,7-8). Ele não era de facto a luz, mas todo ele estava na luz, ele que mereceu dar testemunho da verdadeira luz" ,e ainda "E um mensageiro que, antes de nascer, exerceu o privilégio da sua futura missão, difundindo o seu espírito profético através das palavras de sua mãe".

Boa meditação e oração
Fique com Deus
Daniel Bento Bejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário