17 de dezembro de 2011

IV Domingo do Advento - figura de Maria



Vamos aproveitar este último domingo do Advento, meditar alguns pontos da liturgia de hoje, em principal, o evangelho de são Lucas 1,26-38, que em alguma oportunidade foi nosoferecido no dia da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria...
Neste IV domingo do Advento somos chamados a olhar para a figura de Maria, ela que recebeu a visita do Anjo que dizia que ela conceberia do Espírito Santo.
Num primeiro momento Maria ficou perturbada com o que ouvia, não sabia o que realmente era! Depois ela, respondeu SIM ao chamado que Deus fazia a ela, de ser a portadora do Salvador.
Estamos também na Segunda Parte do ciclo do Advento, que nos chama a atenção erm toda a sua liturgia para a vinda do Salvador, do menino Jesus. E é isso mesmo que o restante e esta última semana dop advento quer fazer, preparar intensamente o nosso coração para recebermos o Messias.


Tragoi um texto de São Bernardo retirado do site: www.evangelhoquotidiano.org que certamente nos ajuda a rezar sobre este belíssimo texto de Lucas, e ver a grande figura de Maria:


"Comentário ao Evangelho do dia feito por São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja Homilia 4 sobre o «Missus est», §§ 8-9
 
«Maria, não temas»
Ouviste, ó Virgem, que conceberás e darás à luz um Filho, não de um homem – como compreendeste –, mas do Espírito Santo. O anjo espera a tua resposta: tem de regressar para junto d'Aquele que o enviou. Nós também esperamos, ó Senhora nossa. Miseravelmente acabrunhados por uma sentença de condenação, esperamos uma palavra de piedade. Ora, eis que te é oferecido o resgate da nossa salvação. Aceita e somos livres. Todos fomos criados no Verbo Eterno de Deus; mas, infelizmente, a morte fez a sua obra em nós. Uma breve resposta tua basta para nos recriar, de modo que sejamos de novo chamados à vida. [...]
Não demores, Virgem Maria, dá a tua resposta. Ó Senhora nossa, pronuncia essa palavra que a terra, os infernos e até os próprios céus esperam. Vê: o Rei e Senhor do universo, Ele que «Se deixou prender pela tua beleza» (cf Sl 44,12), deseja, com o mesmo ardor, o sim da tua resposta. Ele quis fazer depender da tua resposta a salvação do mundo. Agradaste-Lhe com o teu silêncio; agradar-Lhe-ás ainda mais agora com a tua palavra. Eis que Ele próprio te interpela lá do alto: «ó mais bela das mulheres, [...] deixa-Me ouvir a tua voz» (Ct 1,8; 2,14). [...] Sim, responde rapidamente ao anjo, ou antes, pelo anjo, ao Senhor. Responde numa palavra e acolhe o Verbo; pronuncia a tua própria palavra e concebe o Verbo divino; emite uma palavra passageira e envolve o Verbo eterno. [...]
Maria disse então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra.»"

Será que estou preparado para receber o menino Jesus? 
Pense na sua vida, e veja como está sua vida, tenho as atitudes de Maria, dando meu SIM diário ao chamado que Deus me faz, seja ele para uma vocação consagrada, um trabalho na paróquia, uma vocação sacerdotal ou matrimonial? Como correspondo?

LITURGIA DESTE FINAL DE SEMANA
Além do Evangelho de Lc 1,26-38, a Primeira Leitura é 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16, o Salmo 89(88) e a Segunda Leitura é de Rm 16,25-27.

Fiquem com Deus e boa meditação, oração e final de semana
Daniel Bento Bejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário