10 de dezembro de 2011

3º Domingo do Advento - Domingo da Alegria



Vamos partilhar o evangelho deste final de semana  Jo 1,6-8.19-28 em que vemos na liturgia deste 3º Domingo do Advento a figura de João Batista, ou seja, o seu testemunho e ainda vemos o tema do testemunho na liturgia deste sábado do término da segunda semana do Advento... O testemunho neste domingo é dado por João Batista a respeito de Jesus e também o anúncio dos tempos messiânicos.
Este domingo também é considerado o Domingo da Alegria, o domingo “Gaudete”. Mas alegria por quê? Celebramos da alegria espera pelo nosso Salvador, Jesus Cristo, Ele que já está perto, está para nascer, estamos quase perto do seu nascimento!
Além do evangelho, a primeira leitura de Is 61,1-2a.10-11 e a segunda de São Paulo (1Ts 5,16-24) nos comunica esta alegria pela Vinda do menino Jesus.
Primeiramente no texto de São João, vemos quem veio para dar testemunho da Luz. João Batista é aquele que vem dar Testemunho desta Luz, a luz que é lembrada por aquele que estamos esperando – Jesus Cristo.
Depois João Batista é a Voz que clama no deserto que proclama a única luz que devemos seguir que é o próprio Jesus Cristo. Somos convidados também a sermos estes proclamadores do Senhor, preparai os caminhos para que Ele possa chegar, habitar no coração de pessoas que não acreditam nele, ou que põe a confiança em outras coisas que não sejam as coisas de Deus, além de endireitar os caminhos para celebrar o nascimento do Senhor de coração puro.
Hoje somos convidados a olhar para nós e ver como cada um é colocado mediante ao anuncio da Boa Nova, como a tenho anunciado? Tenho feito para deixar as trevas, os obstáculos para deixar que a Luz que é o menino Jesus possa habotar em nosso meio? Tenho pedido a convwrsão para que isso aconteça?
Qual a alegria que tenho buscado na vida? É Jesus Cristo ou é bens materiais?
Pensemos na figura de João Batista neste final de semana e esta semana e reflita que a Missão feita por João Batista é a mesma que somos convidados a fazer: anunciar a chegada do Messias, preparar os seus caminhos.
Ainda deixo mais um questionamento: Como estou dando testemunho do Cristo e da sua Palavra? Pois devo anunciar em todos os ambientes que vivo, no trabalho, na família, no clube etc.

Fique com Deus e Alegrai-vos, pois o Senhor está próximo

Boa Meditação e oração

Daniel Bento Bejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário