2 de outubro de 2011

27º Domingo do Tempo Comum - a Vinha

Oi meus amigos td bem?

Hoje a nossa liturgia com os textos  trabalha sobre o tema da Vinha

Em Isaías, vemos o Cântico da Vinha que o profeta conta que o agricultor plantou sua vinha num terreno mais adequado e o sonho dele era a colheita de frutos bons e não de frutos ruins. A decepção foi grande, no momento da colheita só deu uvas azedas. Ele esperava frutos de direito e justiça, mas só veio o da infidelidade, a injustiça, da corrupção e da violência.
Nesta leitura vemos o amor de Deus e a infidelidade do Povo de Israel. Mediante o nosso mundo, vemos ele como? Cheio de frutos bons ou de frutos ruins?
Paulo aos filipenses nos recomenda que tenhamos na nossa vinha, que somos nós mesmos. Colocar virtudes, coisas boas, como a alegria, a paz, o amor.... cultivar frutos bons.
E no Evangelho Jesus retoma o tema da vinha....
Senhor planta uma vinha com todo o cuidado e confia aquelas pessoas que conhecem sobre as vinhas, os vinhateiros, quando chega o tempo da colheita, envia seus empregados para colherem os frutos, a hora que chegam os que cuidam maltratam os empregados, mas o Senhor envia seu filho e acha que não fazer nada, mas acabam o matando.
Esta leitura faz com que pensemos na História da Salvação: a Vinha é o Povo, Dono é Deus, vinhateiros sãos os líderes do povo judeu, os enviados são os profetas e o filho – é o próprio Jesus que deu a sua vida para nos salvar.
Mas para quem é entregue a vinha hoje? É para nós, a Igreja do novo povo de Deus para eu ela possa produzir frutos. Essa e a missão que somos chamados a fazer.
Como está minha vinha?
Tenho produzido frutos bons ou ruins? Ou na comunidade os fruto da minha vida são belos, mas dentro da comunidade são azedos sem sabor?
Que tipos de frutos estão faltando na nossa sociedade, em nossa comunidade?
Precisamos é testemunhar com gestos concretos de amor, de acolhimento, de compreensão, de misericórdia...
Os guardas da vinha são os que acham os donos, mas dentro da nossa comunidade devemos ser os administradores, ou seja, cada um fazendo a sua parte, colocando os seus frutos em favor da comunidade...
E, Deus está satisfeito com os frutos que você produz...

Tenham todos uma boa semana  que Deus abençoe a cada um....
E lembre-se continuemos a meditar, refletir e partilhar a Palavra de Deus
Daniel Bento Bejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário